Em meio à crise econômica praticada pelo coronavírus, Santa Catarina, em relação às micro, pequenas e grandes empresas já demitiram cerca de 406 mil empregados com perdas nos negócios em torno de R$ 9,4 bilhões.
Os dados constam de uma pesquisa realizada pelo SEBRAE que analisou o universo dos negócios ouvindo mais de 4.348 empresários, de todas as regiões de Santa Catarina.
De acordo com a pesquisa, 34,45% dos empresários afirmaram terem feito em média duas demissões desde o dia 18 de março, quando passou a valer o primeiro decreto de isolamento social publicado pelo governo do Estado.
E os resultados da pesquisa mostram um aumento significativo no número de empresários que precisaram demitir. Apesar das medidas dos governos federal e estadual para estimular a manutenção dos empregos, o impacto ainda é muito significativo. São milhares de famílias catarinenses que estão sem fonte de renda.
Em relação ao faturamento houve uma redução média de 64,63%. O valor total de perda no universo dos micro e pequenos negócios é de cerca de R$9,4 bilhões. O setor do agronegócio foi o menos impactado, com queda média de 42% no faturamento. No setor de serviços, a queda média chegou a 62%, na indústria a média foi de 60%. Por fim o comércio, setor mais impactado, teve queda média de 68%.
Essa edição da pesquisa, já contempla o período em que o Governo flexibilizou a retomada de algumas atividades econômicas. Dessa forma, 34,57% dos entrevistados afirmaram que estão em atividade, mas com redução de produção. Já 26,5% estão em atividade com mudanças no funcionamento, 22,67% seguem fechadas aguardando liberação para funcionarem, 15,1% não tiveram mudanças na operação desde o início da crise, e 1,22% fecharam as portas e não voltam mais a funcionar.
“Esse último número parece pequeno, mas representa cerca de 10 mil empresas que encerraram as suas atividades no Estado. É significativo se pensarmos que tantos empresários não tiveram outra alternativa e precisaram encerrar suas atividades em um único mês”, comenta o diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro.
O diretor do Sebrae reforça ainda a importância dos parceiros em todo o Estado para a viabilização da pesquisa. “Muitas entidades entenderam a importância dessa medição e nos ajudaram a divulgar a pesquisa. O trabalho conjunto viabilizou essa amostra de mais de 4 mil empresários”, reforça Luc.