PROJETO DE URGÊNCIA OFICIALIZA AULAS NÃO PRESENCIAIS NA REDE DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS

Com a demora e resistência do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis de aprovar normas para a realização das aulas não presenciais nas escolas municipais de Florianópolis, o prefeito Gean Loureiro encaminhou hoje à Câmara de Vereadores um projeto, em regime de urgência, que autoriza o sistema especial de atividades educacionais na rede pública municipal.

O projeto aborda também a validação da carga horária mínima anual exigida para o cumprimento do ano letivo de 2020, tendo em vista a prevenção da pandemia do coronavírus. O projeto ainda prevê a prorrogação dos contratos dos profissionais substitutos temporários da educação, para que, além de suporte aos demais professores durante a crise, possam efetivar, através de seu ofício, o regime especial de ensino via Portal Educacional.

O secretário municipal de Educação, Mauricio Fernandes Pereira lembra que, os alunos, com muitos dias em casa sem um apoio e direcionamento de atividades, poderá trazer para os estudantes algum tipo de retrocesso educacional e, é isso que esse projeto quer, diminuir esse impacto”.

A decisão da prefeitura de encaminhar o projeto de urgência à Câmara de Vereadores surgiu depois que o Conselho Municipal de Educação, em resposta à uma consulta do município, considerou inapropriada a discussão da implantação da modalidade de ensino não presencial. E que foi considerada inaceitável pela administração e pelos professores.

Baseada em estudos técnicos e científicos da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura editou um decreto no dia 17 de março que suspendia as aulas na rede municipal de ensino.
A partir daí, a equipe da Secretaria Municipal de Educação , em conjunto com os profissionais da Educação , desenvolveu um Portal Educacional que hospeda sugestões de temas, atividades pedagógicas e jogos educativos voltados ao ensino e à aprendizagem dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Artes, Geografia, História, Língua Estrangeira, Educação Física e Alfabetização, Letramento (anos iniciais), educação infantil, Educação de Jovens , Adultos e Idosos (EJA). O Portal já registou mais de 70 mil acessos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome