POLÍCIA MILITAR COMPLETA 30 DIAS DE OPERAÇÕES ESPECIAIS CONTRA O CORONAVÍRUS

A Polícia Militar de Santa Catarina completou hoje trinta dias da Operação Covid-19. Foram mais de 700 horas de operação contra a propagação e contágio do novo Coronavírus, além dos trabalhos efetivos de orientação e de fiscalização das restrições das atividades econômicas e do isolamento social, atendendo aos decretos governamentais nesse sentido, desde o dia 17 de março.

Nesse período, a PMSC teve que se adaptar de acordo com a evolução das medidas restritivas, evoluindo operacionalmente, desenvolvendo sistemas informatizados, para poder dar ao policial em operação as condições para continuar com o seu trabalho operacional no combate ao crime e, no atendimento das ocorrências diárias em relação às regras de Saúde da nova pandemia.

Até o momento, desde a publicação do primeiro decreto governamental, foram atendidas mais de 3000 ocorrências, nas quais foram realizadas 1548 notificações, 147 estabelecimentos foram interditados, foram lavrados 382 termos circunstanciados e 15 pessoas foram presas em razão do descumprimento das medidas restritivas.

ATIVIDADES

Nesses últimos trinta dias, a PMSC realizou atividades de distribuição de cartazes de orientação para utilização de espaços públicos e para que o cidadão catarinense se mantivesse em casa, mantendo o isolamento social. Ajustou o aplicativo PMSC Cidadão (o PMSC Cidadão pode ser baixado nas lojas de aplicativos IOS e Android) para uso por parte do cidadão com apoio às ocorrências sobre o Codid-19 e de consulta a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE.

A PMSC intensificou a fiscalização das medidas protetivas, com o apoio do Conselho Estadual de Saúde, que deu poder às forças de Segurança no Estado para atuarem nesse sentido, passando desde a última segunda-feira, 13, a agir na condição de autoridade de saúde em todo o território catarinense, cabendo-lhe a fiscalização de todos os serviços e atividades liberadas a funcionar sob regramento especial durante a vigência da pandemia do Covid-19.

O comandante geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, destacou que a corporação soube atender às dificuldades impostas nesse período. “Tivemos que nos adaptar de acordo com a evolução dos dias e conseguimos garantir índices de isolamento social em Santa Catarina na média de 55%. Com isso, conseguimos achatar a curva de propagação do novo Coronavírus”, analisa.

Mesmo assim, Araújo Gomes destaca que o trabalho intenso deve continuar. “A Operação Covid-19 não acaba. Estamos intensificando ainda mais o trabalho de fiscalização, dentro das medidas restritivas adotadas pelo Governo do Estado e vamos entrar na fase mais difícil da pandemia, quando vários setores estão sendo liberados e devemos cuidar para que os casos aumentem em Santa Catarina”, completou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome