CORONAVÍRUS EM SC: GOVERNO DO ESTADO REBATE E DENUNCIA FAKE NEWS

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde está desmentindo notícias veiculadas em redes sociais de que casos do coronavírus estariam sendo registrados na região norte do Estado. Segundo a secretaria, trata-se de fake news as referências de que haveriam casos da doença em Joinville e, utilizando de forma indevida a logomarca do governo.

A comunicação do governo ressalta que atualmente Santa Catarina conta com dois casos suspeitos da doença e outros quatro que já foram descartados. Os números constam do relatório do Ministério da Saúde, responsável por acompanhar de forma oficial os dados no país.

Sobre o coronavírus, o governo lembra que acompanha a evolução dos casos em Santa Catarina e a Secretaria da Saúde mantém um site com informações sobre a doença e reforçando a importância de profissionais da saúde e da população adotarem medidas de prevenção para evitar a exposição ao vírus.

No endereço da internet, o profissional de saúde também pode consultar o Plano de Contingência para o enfrentamento do novo coronavírus. O documento, com quase 40 páginas, orienta como identificar os possíveis casos suspeitos e realizar o adequado manejo, além das medidas de prevenção e orientação à população.

SUS: REFERÊNCIA EM SAÚDE

“O importante é que toda a rede esteja ciente dos critérios que devem ser observados na triagem, além dos protocolos e fluxos para encaminhamentos de materiais coletados para diagnóstico ou descarte dos casos que venham a ser considerados suspeitos”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino. “Santa Catarina está se preparando por meio de parcerias com municípios e Ministério da Saúde. Isso demonstra que o SUS é um sistema fortalecido e estamos trabalhando sem pânico ou correria, mas sim, com muita seriedade para preparar nossos profissionais de saúde”, acrescentou.

Não existe, até o momento, vacina para prevenir a infecção. Para aquelas pessoas que tenham viajado à China ou para a Europa nos últimos 14 dias é importante ficar atento e procurar atendimento médico imediato em caso de febre acompanhada de pelo menos um sintoma respiratório, como tosse ou dificuldade para respirar. Por isso, a orientação é que as pessoas adotem as medidas de prevenção contra a doença para evitar a exposição ao vírus, como lavar as mãos com frequência e cobrir a boca quando tossir e o nariz ao espirrar.

ORIENTAÇÕES

Evite viajar se estiver com febre ou tosse;
Evite contato com pessoas que estiverem visivelmente doentes, principalmente com sintomas respiratórios (tosse ou coriza);
Higienize as mãos frequentemente, seja com água e sabão ou álcool gel;
Evite tocar os olhos, nariz e boca;
Pratique a etiqueta da tosse: ao tossir e espirrar, cubra a boca com lenço descartável ou antebraço. Descarte o lenço imediatamente;
Se você ficar doente durante uma viagem, procurar imediatamente a tripulação ou equipe médica de bordo;
Na viagem, evite a ingestão de alimentos de procedência duvidosa ou inadequadamente preparados;
Evite o contato com animais silvestres ou animais doentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome