Implantado em 2017 na praça Adriano de Farias no bairro Forquilhinhas, como projeto piloto na área de segurança pública em São José, o totem (sistema digital que grava e exibe imagens de todos os tipos de ocorrências nas ruas), vem apresentando, a cada dia, resultados positivos, principalmente, na diminuição de casos de vandalismo e consumo de drogas, que eram os principais problemas registrados no local, incentivando o Município a ampliar o projeto para outros bairros.
A partir de setembro deste ano, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito, iniciou a instalação de novos totens em áreas de lazer da cidade. Foram contempladas a Orla do Centro Histórico, Praça Eugênio Raulino Koerich, no Kobrasol; Praça do Luar e no Parque do Araucária, na Serraria; Praça Sagrados Corações, no bairro Jardim Cidade de Florianópolis; Parque Linear Lisboa, em Forquilhas; e na Praça Vicente Machado, no bairro Picadas do Sul.
Para a secretária de Segurança, Andréa Pacheco, a presença dos equipamentos tem inibido a criminalidade nestes espaços. “Nos últimos meses observamos que a presença dos equipamentos tem coibido a marginalidade e, também, a incidência de casos de vandalismo nos espaços públicos, fato que tem possibilitado que as famílias voltem a usufruir das praças e parques, que devem ser verdadeiros espaços de lazer e convivência para a comunidade”, destaca a secretária.
Segundo Andréa, a prefeita Adeliana Dal Pont já autorizou a compra de mais 10 totens que serão instalados em outros pontos estratégicos da cidade em 2020. Os totens possibilitam a transmissão de dados e imagens em tempo real dos locais monitorados para Central Integrada de Videomonitoramento de São José.
O equipamento facilita a comunicação dos cidadãos com os agentes de segurança, diminuindo o tempo de resposta no atendimento das ocorrências, já que Central funciona 24 horas monitorando as imagens transmitidas por mais de 250 câmeras espalhadas por toda a cidade.