“Valorizar a cultura por meio da arte urbana”. A frase é do prefeito Gean Loureiro ao confirmar uma homenagem de reconhecimento do município ao poeta Cruz e Sousa.
Pelas mãos do artista Rodrigo Rizo, um dos pioneiros da arte urbana em Florianópolis, um mural de 650 metros quadrados que começou a ser pintado, no dia 4, no paredão ao lado do jardim do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, no Centro, e deve ficar pronta até o final do mês. O painel faz parte do “Street Art Tour”, projeto que está movimentando a cena de arte urbana na Capital.
O prefeito Gean Loureiro diz mais: ”quem ganha é a população que pode aproveitar essas obras de arte a céu aberto, e também a nossa cidade, que ganha mais vida, cor e cultura.”
O mural será todo em preto e branco, como forma de representar visualmente características marcantes na obra do poeta. Para fazer a pintura, o artista usa um elevador externo que o leva a uma altura de 30 metros. O projeto é apoiado pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis.
CRUZ E SOUZA: PERSONALIDADE HISTÓRICA
“Cruz e Sousa é uma personalidade ilustre de Florianópolis que é pouco reconhecida pelas novas gerações. Quando uma obra como essa é feita, coloca em evidência os símbolos que ali estão representados. Isso gera o debate e fomenta o conhecimento sobre determinado tema. Além disso, promove a valorização do artista de rua como agente multiplicador da cultura, pois coloca uma obra de arte ao acesso de todos na rua,” afirma Rodrigo Rizo.
O artista conta que leu Cruz e Sousa pela primeira vez na escola. “Confesso que não compreendi muito bem. A primeira impressão foi a complexidade e rebuscamento da linguagem utilizada. Voltei a ele quando estava pesquisando artistas de Florianópolis e então pude me aprofundar e compreender melhor as características e a relevância do poeta. Sou fã de rap e me interesso bastante pela forma como o poeta e o MC utilizam as palavras, como um artista utiliza suas tintas para compor obras expressivas e contundentes,” diz Rizo.
A pintura de Cruz e Sousa é parte de uma segunda etapa do projeto, que além de registro e catalogação em plataforma digital (aplicativo e site) de mais de 100 murais que compõem o acervo de street art de Florianópolis, prevê exposições, pintura de murais em grande formato, festivais, oficinas e debates.
Dentro do projeto Street Art Tour é realizado um trabalho de valorização dos ícones culturais de Florianópolis por meio de murais que homenageiam a vida e a obra de nomes importantes para a cidade.
Pela plataforma do Street Art Tour (aplicativo disponível para iOS e Android) é possível mapear e organizar um roteiro para conhecer obras de arte urbana de grandes dimensões: um deles é o mural assinado pelo artista Thiago Valdi em homenagem a Franklin Cascaes, no edifício Atlas, localizado de frente para a esquina da rua Vidal Ramos com a Deodoro. Outra grande obra é o mural Leão da Terra, pintado por Rizo em paredão ao lado do edifício Ceisa Center, na avenida Osmar Cunha.