Esgotada com a deseducação continuada e depois de várias notificações para regularização de esgotos clandestinos que despejam depósito de fossas diretamente na rede pluvial, a fiscalização da Prefeitura de Florianópolis teve que adotar e, fez muito bem, uma medida radical: em Ingleses, sistemas clandestinos que “desembocam” no Rio Capivarí, afluente que vai direto ao mar, foram lacrados.
Entre segunda e hoje, dos doze endereços vistoriados, apenas dois hotéis estavam regulares. Entre as ocorrências flagradas, a força-tarefa efetuou cinco lacres em tubulação de imóveis que estavam despejando esgoto a céu aberto ou na galeria de drenagem. Cinco proprietários foram multados pela Floram em pelo menos R$ 10.500,00, devido ao lançamento de esgoto na rede pluvial, canal que tem seu ponto final no rio.
A ação, intitulada como Blitz Se Liga Na Rede, contou com fiscais da Vigilância em Saúde, Floram, além de equipes técnicas da Intendência dos Ingleses e da Echoa Engenharia, empresa responsável pela gestão do Programa Floripa Se Liga Na Rede. A Servidão Veredas e a Travessa Montevideo mereceram maior atenção da fiscalização, devido ao histórico de denúncias de lançamento irregular de esgoto.
Mesmo assim, os fiscais aproveitaram para atender reclamações sobre dois hotéis, um localizado na Estrada Dom João Becker e outro na Rua Lindomar Álvaro Silveira. Este último havia sido autuado pelo órgão sanitário em fevereiro, devido a uma série de inadequações. Após os testes, foi constatado que ambos estavam em conformidade com as normas.
Um dos casos mais graves foi identificado na manhã desta quarta-feira, na Travessa Montevideo. Um condomínio estava despejando esgoto na galeria de drenagem. Outro residencial de seis apartamentos, na mesma rua, também estava o esgoto conectado na rede pluvial. Na Servidão Veredas, visitada na segunda-feira, os fiscais constataram uma casa contribuindo na rede pluvial. Entre as ocorrências de menor vulto, as equipes verificaram lançamentos de tanque ou pia da cozinha e intimaram os proprietários a corrigirem as inadequações, sob pena de multa.
FISCALIZAÇÃO RECORRENTE
A Blitz Se Liga Na Rede teve início em 15 de outubro de 2018, na Avenida Beira-Mar, e de lá até hoje passou pelos bairros Ingleses (4 vezes), Cachoeira do Bom Jesus (2), Canajurê (2), Joaquina, Bom Abrigo, Jurerê Internacional, Campeche (2x), Balneário Estreito (2x) e o Centro Histórico. Foram fiscalizados residências, imóveis comerciais, shopping center, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios. A ação ocorre semanalmente, entre segunda e quarta-feira, das 8h às 13h.