Considerado um dos favoritos para ocupar a Presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina no biênio 2019-2021, Julio Garcia retorna ao Parlamento estadual após quase 10 anos. Em outubro passado, ele foi eleito pelo PSD com 57.772 votos, o terceiro candidato mais votado.
“Nós tivemos uma eleição atípica, diferente. A sociedade disse, nas urnas, o que quer dos políticos. Por isso, não só a minha atuação, mas a de todos os parlamentares, tem que ser pautada naquilo que a sociedade nos recomendou. Eu vou agir assim”, afirma.
Este será o seu quinto mandato na Alesc. Ele chegou ao Parlamento em 1987 e participou da elaboração da Constituição Estadual de 1989. Foi presidente da Casa em duas ocasiões, entre 2005 e 2008. Nesse período, foi autor da lei que instituiu o repasse de recursos públicos estaduais para todas as Apaes catarinenses. Também assumiu interinamente a chefia do Executivo estadual.
No retorno à Assembleia, é um dos favoritos para a eleição da Presidência da Mesa da Alesc, que ocorre já no dia 1º. À imprensa catarinense, ele já admitiu a candidatura ao cargo.
Julio Cesar Garcia é natural de Florianópolis e tem 68 anos. É funcionário de carreira do antigo Banco do Estado de Santa Catarina (Besc). Ocupou a presidência da Casan e do Badesc. Em 2009, quando era deputado estadual, renunciou ao mandato para ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), órgão que presidiu entre 2014 e 2015 e do qual se aposentou em 2017.
(Fonte e foto: Agência AL)