O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) anunciou durante o lançamento do Plano Geral de Atuação (PGA) a reestruturação da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”. A campanha tem viés educativo e busca conscientizar a sociedade a partir de um diferencial, que é o incentivo à honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter.
Idealizada pelo Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, a campanha iniciou em 2004 no município de Chapecó-SC, com o objetivo de impactar crianças e adolescentes, mas alcançou grande repercussão e sensibilizou, também, demais faixas etárias.
Em 2018, a Campanha entra em uma nova fase. O personagem Zé Moral – já conhecido do público – vai ganhar companhia de novos personagens e terá outras responsabilidades e, a partir disso, vivenciará novas aventuras, retratadas em histórias em quadrinhos e também em mídias digitais.
Outra novidade para a nova fase, é que o projeto estará sob a coordenação do Grupo de Valorização à Ética e à Cidadania (GVEC), constituído pelo Procurador-Geral de Justiça em dezembro de 2017. O grupo, que possui formação multidisciplinar, atuará em ações educativas e promocionais, coordenando projetos e campanhas voltadas à prevenção da corrupção, ao fortalecimento da cidadania e à valorização da honestidade nas relações interpessoais.
“As ações Institucionais irão transcender os trabalhos de fiscalização e repressão. O combate à corrupção se dá, sim, com a construção do diálogo e valorização das práticas do bem. Para que exista o convívio social e os indivíduos construam relações harmônicas, a sociedade precisa formar bons cidadãos. Logo, também devemos aplicar nossos esforços na educação”, explica o Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis.
RECONHECIMENTO
Em dezembro de 2017, a Campanha foi reconhecida pelo pioneirismo na atuação estratégica de prevenção primária à corrupção, pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) durante o evento #TodosJuntosContraCorrupcao, realizado em Brasília em referência ao Dia Internacional de Combate à Corrupção.
Em âmbito nacional, o projeto foi conduzido pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG) e pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP). Devido ao sucesso da campanha, em 2008, o MPSC recebeu o Prêmio UNODC, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes – Brasil e Cone Sul na categoria Mobilização Social, por agregar como parceiros órgãos e empresas de todo o Brasil em torno da causa social.
(Fonte: Site do Ministério Público/SC)