Oferecendo serviços essenciais para abertura, suporte e acompanhamento das atividades dos microempreendedores individuais de São José, a prefeitura Municipal mantém o Espaço do Empreendedor. Localizado no setor térreo do Paço Municipal, neste ano, foram despachados mais de 4 mil processos, totalizando desde 2021, mais de 13 atendimentos. Registrados na prefeitura, São José conta, atualmente, com cerca de 34 mil microempreendedores.
O Espaço do Empreendedor oferece serviços como formalização, alterações cadastrais, regularização, emissão de guias DAS, declaração anual de faturamento, parcelamentos, e suporte geral para o microempreendedor. Também disponibiliza consultorias e capacitações, orientações para regularização de débitos, informações sobre licenciamento e alvarás, e acesso a compras públicas, entre outros serviços. Os atendimentos podem ser agendados pelo WhatsApp (48) 99679-2341.
Neste ano, 1.653 empreendedores participaram de ações especiais, como da “Semana Regulariza MEI” com 986 participantes, seguida pela “Semana MEI”, que reuniu 280 empreendedores. O programa Salto Aceleradora, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação em parceria com o Sebrae-SC, contou com a participação de 200 empreendedores.
Além dessas ações, o ambiente também oferece atividades como consultoria em registro de marcas, Declara Certo, palestras sobre a importância do cliente, atendimento do Banco do Empreendedor, consultorias de controle financeiro e marketing, orientação sobre IRPF, plano de negócios, empreendedorismo, compras governamentais e licitações.
“Quando você investe em conhecimento, você investe em mudanças. E nós acreditamos que a educação empreendedora é o primeiro passo para transformar ideias em realidade, desenvolvendo habilidades, despertando potencial, impulsionando sonhos e gerando resultados!” afirma a diretora do Espaço do Empreendedor, Raquel Cunha Mello.