Há 55 dias da abertura da estação mais quente do ano, o verão, em Santa Catarina, será marcado por dias consecutivos de temperaturas acima de 30°C, principalmente nas regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste.
Para os meses de novembro, dezembro e janeiro, segundo a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, ainda podem ocorrer episódios isolados de frio, com temperatura próxima e abaixo de 0°C e formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul.
Também, nesse próximo trimestre, a previsão é de tempo instável, próxima da média climatológica do Estado, com ocorrências de chuvas fortes, ventos e granizo.
A partir desta semana, dentro do mês de novembro, a média mensal de chuva diminui com valores de 130 a 180 mm. Em dezembro, as chuvas que se concentram especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras típicas de verão. Os acumulados variam de 150 a 190 mm na Grande Florianópolis e do Extremo Oeste ao Litoral Norte, e nas demais regiões os volumes variam entre 130 a 150 mm. A média mensal em janeiro varia de 140 a 200 mm no Estado.
Durante os próximos três meses, os episódios de precipitação ocorrem normalmente associados à passagem de frentes frias pelo litoral, influência de sistemas de baixa pressão e dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas em SC, sobretudo no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste.
Em novembro, dezembro e janeiro diminui a atuação dos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil. Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, também são esperados para as noites, madrugadas e amanhecer principalmente em novembro e dezembro.