Os resultados das eleições de domingo em Santa Catarina, foram os principais temas de debates da sessão de hoje na Assembleia Legislativa, no retorno dos deputados que, durante a campanha eleitoral, cumpriram calendário especial de trabalhos em plenário e nas comissões.
Enquanto parlamentares destacavam o clima de tranquilidade registrado no domingo de votações no Estado, outros comemoraram vitórias expressivas de seus partidos e candidatos nos grandes colégios eleitorais, como a reeleição dos prefeitos de Chapecó, Joinville e Florianópolis.
O deputado José Caramori, (PSD), lembrou que “embora tenhamos situações localizadas, momentos mais quentes, todo o transcurso do período se revestiu de muito mais ordem que desordem”, elogiou a vitória dos deputados Delegado Egídio (PL), em Blumenau, Massocco (PL), em Concórdia, e Soratto (PL), em Tubarão, assim como a participação nas eleições dos deputados Sargento Lima (PL), Marquito (Psol) e Luciane Carminatti (PT). Caramori apontou o prefeito reeleito de Chapecó, João Rodrigues, como um dos “grandes vitoriosos ao somar 83% dos votos válidos”.
A deputada Paulinha, (Podemos) também avaliou como “histórica a eleição de domingo”, registrando que o seu partido elegeu 89 vereadores, 14 vices-prefeitos e três prefeitos: em Santa Cecília, Monte Castelo e Jaguaruna. Paulinha também ressaltou a vitória com aliados em Bombinhas e em Balneário Camboriú.
“A nossa responsabilidade se redobra, em Joinville, por exemplo, a vitória do Adriano o coloca como liderança para o pleito de 2026”, especulou Paulinha, referindo-se ao prefeito reeleito do partido Novo.
Massocco, prefeito eleito de Concórdia, agradeceu os votos recebidos no domingo e garantiu que o município terá um prefeito voltado para o interior, para os bairros, para o centro e para as pessoas.
“Nosso compromisso e responsabilidade é de trabalhar para todos, todo mundo paga imposto”, ponderou o deputado, anunciando em seguida que o PL elegeu 90 prefeitos e quase 600 vereadores. “Isso se deve ao trabalho da nossa principal liderança, o governador Jorginho Mello, o Partido Liberal foi o grande vitorioso”, sentenciou.
ELEIÇÃO MODELO
“A eleição municipal é uma experiência que todos deveriam passar, extremamente gratificante, você consegue ter contato muito próximo com as pessoas que você gosta, que você admira”, afirmou Sargento Lima (PL), que agradeceu a esposa, a candidata a vice-prefeita, Fabi Venera, e os candidatos a vereador do PL em Joinville. “Eterna gratidão, são vencedores, todos”.
“O pleito municipal é muito acirrado, as diferenças se acentuam, mas tivemos uma boa eleição, que transcorreu de maneira tranquila, com respeito às leis e à ordem”, declarou Carlos Humberto (PL).
“Quero enaltecer o processo eleitoral que ocorreu sem maiores problemas, senti em Joinville um processo calmo, ruas limpas, denúncias pontuais, a gente sente um processo cada vez mais organizado e racional”, apontou Matheus Cadorin (Novo), acrescentando que o partido elegeu dois vices-prefeitos e três prefeitos: em Ascurra, Corupá e Joinville.
“Depois de oito anos, esta foi a primeira eleição que não participei, pra mim foi um pouco diferente participar de outra maneira, correndo pelos municípios”, revelou Lucas Neves (Podemos), que parabenizou a deputada federal Carmen Zanotto pela vitória em Lages.
“O MDB elegeu 70 prefeitos, 741 vereadores, uma demonstração de que o partido continua no caminho certo”, detalhou Emerson Stein (MDB), que destacou a vitória do partido em Porto Belo, com 87% dos votos válidos.
Já o deputado Soratto (PL) agradeceu o apoio que recebeu da comunidade de Tubarão, do Partido Liberal, do governador Jorginho Melo, do ex-presidente Jair Bolsonaro, da equipe de campanha e da família.
“Foi a maior votação da história de Tubarão, isso nos dá o tamanho da responsabilidade que teremos à frente da prefeitura”, comparou Soratto.