Com ações de conscientização, prevenção e tratamento pioneiro do câncer de mama, o governo de Santa Catarina, envolvendo órgãos estaduais e instituições de saúde abriu, na primeira semana do “Outubro Rosa”, a campanha “A cor da esperança é rosa”.
Na abertura do mês, a Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, unidade vinculada à Secretaria Estadual da Saúde, realizou uma cirurgia inédita de reconstrução mamária, utilizando uma nova tecnologia, a lipoenxertia assistida por laser. A técnica consiste na transferência de gordura de uma região do corpo para a mama com menor trauma, proporcionando um resultado mais natural, harmonioso, preciso e duradouro. Agora, a paciente pode recuperar sua autoestima e qualidade de vida.
“É uma paciente que teve a mama retirada para o tratamento do câncer, e agora estamos reconstruindo a mama dela com a lipoenxertia. Nesse procedimento, a gordura é retirada por lipoaspiração de outra parte do corpo, geralmente da região do abdômen, e colocada na mama para melhorar o perfil e o desenho, proporcionando um resultado final mais estético”, explica o chefe do Serviço de Mastologia da maternidade, Braulio Leal Fernandes. Ao longo do mês, a maternidade realizará encontros e atividades para as pacientes e profissionais de saúde.
CEPON: PALESTRAS E MUTIRÃO
O Centro de Pesquisas Oncológicas, o Hospital Cepon, promoverá palestras e mutirão de reconstrução mamária. Aos profissionais de saúde serão promovidas capacitações, além de ações nos demais hospitais da rede estadual, como atividades voltadas à conscientização, prevenção e tratamento do câncer de mama, entre os dias 9 e 12 de outubro, em Florianópolis. A instituição realizará um mutirão de reconstrução mamária com a participação de mastologistas de Santa Catarina e de outros estados, dois cirurgiões preceptores convidados, além do corpo clínico do próprio CEPON.
A programação ainda inclui um workshop de capacitação para médicos, palestras, eventos de bem-estar para pacientes, iluminação da fachada do hospital na cor rosa, com decoração e distribuição de cartilhas informativas.
A Secretaria de Estado da Saúde também está realizando atividades de Tele-educação relacionadas ao mês de conscientização sobre o câncer de mama. Webconferências estão com inscrições abertas para profissionais que atuam na Saúde em Santa Catarina. Os cursos são on-line e gratuitos.
INOVAÇÕES EM TRATAMENTO
Entre as palestras destacam-se: Importância do exame clínico das mamas no rastreamento do câncer de mama, que abordará o papel do exame clínico no contexto da atenção primária à saúde; Grupo de gestantes e casais grávidos: experiências de educação em saúde, com exposição de experiências exitosas e estratégia que capacita a mulher para conhecer o seu corpo, estado de saúde e autonomia; Cuidado integral à saúde no ciclo gravídico-puerperal e da criança, que serão abordadas as atualizações recentes, portarias vigentes e o modelo de financiamento da rede, além de estratégias e inovações implementadas para aprimorar a assistência à saúde materno-infantil.
A estimativa para o ano de 2024 é de 3.860 novos casos de câncer de mama em Santa Catarina, com 340 ocorrências em Florianópolis, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Globalmente, o câncer de mama representa 11,7% dos casos oncológicos, sendo a principal causa de incidência entre as mulheres.