SC: CORPO DO EX-DEPUTADO SALOMÃO RIBAS JR SERÁ VELADO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Salomão Ribas Júnior em entrevista à TVAL sobre a Academia Catarinense de Letras. (FOTO: Agência AL)

Como homenagens póstumas a um dos seus líderes por dois mandatos, o corpo do ex-deputado estadual Salomão Ribas Júnior, será velado amanhã no Plenário Deputado Osni Régis, na Assembleia Legislativa em Florianópolis. Salomão morreu domingo na Capital, aos 79 anos de idade.

O velório será aberto ao público a partir das 9 horas. Às 11 horas, será rezada missa de corpo presente. Ao meio-dia, o corpo deixa o Palácio Barriga Verde em direção ao Cemitério Jardim da Paz, no bairro João Paulo, em Florianópolis.

O deputado Mauro de Nadal, MDB, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, manifestou pesar pela morte do ex-parlamentar. “Salomão teve intensa participação na vida pública. Aos familiares e amigos, registro os meus sentimentos”.

BIOGRAFIA

Deputado estadual em duas ocasiões (1983-1987 e 1987-1991), Salomão Ribas Júnior integrou a Assembleia Constituinte de 1989, presidindo a Comissão de Sistematização. Sobre este tema, escreveu o livro “Participação e Transparência: 30 anos da Constituição do Estado de Santa Catarina”.
Nascido na cidade de Caçador, no dia 24 de abril de 1945, Salomão Ribas Júnior formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1972, e, posteriormente, fez Doutorado em Direito na Universidade de Salamanca, na Espanha.

Além de deputado estadual e conselheiro do TCE, exerceu outras importantes funções: foi secretário de Estado da Educação, secretário para Assuntos da Casa Civil, Consultor Geral do Estado e vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc).

É autor de diversas obras, sobretudo voltadas aos temas de educação, contas públicas, ética e corrupção no âmbito governamental.
Foi membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, da Associação Catarinense de Imprensa e do Instituto de Direito Administrativo do Estado de Santa Catarina (Idasc).

Também foi eleito para integrar a Academia Catarinense de Letras, tendo sido presidente da entidade de 2014 a 2018, e de 2022 a 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome