“São anos de muita conquista, muita discussão, muitos encaminhamentos importantes que fizeram a diferença na vida do catarinense”, é o que registra o deputado Mauro de Nadal, presidente da Assembleia Legislativa, ao comentar o balanço de desempenho e ações do Poder Legislativo em Santa Catarina nos 190 anos de existência, celebrados no mês de agosto e que “sempre teve muita sintonia com as demandas da população”.
De Nadal, destacou também, iniciativas recentes para aprimorar o contato dos catarinenses com os deputados e atender aos anseios da sociedade. Além do Programa Alesc Itinerante, exemplificou, por meio do qual sessões plenárias e reuniões de comissões foram realizadas no interior do estado, o Parlamento formalizou a atuação das bancadas regionais, que reúnem deputados de diferentes partidos políticos em defesa das demandas de suas regiões de origem.
“Demonstramos a importância do Parlamento ter essa capilaridade, de estar presente em todas as regiões”, afirmou Nadal.
BANCADAS REGIONAIS
“Nas bancadas regionais, os deputados debatem e encaminham situações que estão na pauta de suas comunidades sem a prioridade do viés partidário. Trabalham em conjunto para acelerar soluções de problemas”, lembrou.
A Alesc também propôs e aprovou emenda constitucional que destina 25% de suas economias anuais para emendas coletivas das bancadas regionais. “Isso permite a destinação de recursos para obras ou ações que são consideradas prioritárias nas regiões, numa demonstração de sintonia fina e proximidade dos parlamentares com o cidadão.”
Sobre o futuro do Legislativo, Nadal afirma que a Assembleia continuará “sintonizada com as tendências mundiais, mas acima de tudo, com uma preocupação do que é melhor para o catarinense, para o estado. O parlamento continuará com a missão de estar próximo do cidadão e em sintonia do que acontece de melhor no Brasil e no mundo.”