ELEIÇÕES 2024: A partir de sexta feira abre, oficialmente, a propaganda eleitoral. O instrumento novo de campanha será a utilização, sob regras específicas do Tribunal Superior Eleitoral, a tecnologia da Inteligência Artificial. Já no dia 30, começa a veiculação do programa eleitoral gratuito no rádio e na televisão.
Dentro da campanha tradicional, que inicia nesta sexta feira, os candidatos e os partidos poderão utilizar carros de som entre 8 horas da manhã e 10 horas da noite. No mesmo período, poderão ser realizados comícios.
Também serão permitidos distribuição de material impresso e realização de carreatas e inserção de propaganda paga nos jornais gráficos ou impulsionada na internet.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Por resolução, o Tribunal Superior Eleitoral definiu a utilização da inteligência artificial durante o processo eleitoral.
Foi estabelecido que estará proibido o uso do chamado “deepfakes”, ou seja, a produção e veiculação de vídeos deturpados estampando situações constrangedoras de candidatos.
Se a Inteligência Artificial for montada fora das regras oficiais, o candidato responsável terá o mandato e o registro cassados.