Ao participar hoje em Campo Grande, da posse do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, na presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul, o governador Jorginho Mello ressaltou a importância da incorporação dos estados membros do CODESUL em reforçar a atuação das defesas civis com a implementação do Centro de Operações Climáticas.
A iniciativa de unir as defesas civis dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, foi proposta pelo próprio governador Jorginho Mello em uma reunião realizada em outubro do ano passado, em Brasília, com a participação dos quatro governadores. “A rapidez com que a equipe do Codesul trabalhou para transformar essa ideia em realidade é impressionante. Em menos de um ano, conseguimos sair do papel. Precisamos de políticas concretas e eficazes para enfrentar a emergência climática, que infelizmente é uma realidade permanente”, destacou o governador de Santa Catarina.
Presente no ato de posse, o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza, ressaltou que “hoje é um marco significativo para a cooperação entre os estados do sul do Brasil. Assumimos o projeto para implementação do Centro de Operações Climáticas e assinamos um termo de cooperação entre as defesas civis dos estados integrantes e, com essas ações, estamos mostrando que a união e a ação coordenada podem fazer a diferença na resposta às crises climáticas”, afirmou.
O governador Eduardo Riedel, sucederá o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, na presidência. Além do governador Jorginho Mello, também participou da posse o governador Ratinho Junior, do Paraná.