Agentes dos grupos de combate à corrupção e contra organizações criminosas, coordenadas pelo Ministério Público de Santa Catarina, cumpriram hoje, mandados de busca e apreensão em 16 cidades das regiões do Planalto Serrano e do Sul.
As operações “Serendip” e “Tríade”, coordenadas pelo GAECO E GEAC, envolvendo empresários e agentes públicos, investigam crimes contra a Administração Pública relacionados à fraude a licitações, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva e associação criminosa.
A operação também busca desarticular grupo composto por empresários e agentes públicos sob a suspeita da prática de ilícitos contra a Administração Pública, especialmente fraude a licitações. As investigações estão relacionadas ainda na contratação de serviços de assessoria e consultoria voltada à área da saúde pública.
O cumprimento dos mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Lages, alcançaram os municípios de Praia Grande, Painel, Palmeira, São Joaquim, São João do Sul, Timbé do Sul, Bom Jardim da Serra, Balneário Gaivota, Meleiro, Forquilhinha, Jacinto Machado, Maracajá, Passo de Torres, Turvo, Araranguá e Criciúma.
A diligência conta com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina para agilizar a confecção e conclusão dos laudos periciais com a extração das evidências digitais dos materiais apreendidos.A investigação prossegue em segredo de justiça.
GAECO E GEAC
O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
O GEAC é um grupo de membros do Ministério Público de Santa Catarina que atua em investigações e ações judiciais de combate à corrupção, cujos fatos revelem maior gravidade ou complexidade.