O fortalecimento e ampliação de negócios de Santa Catarina na Europa, vão estar na pauta da viagem de uma missão catarinense, liderada pelo governador Jorginho Mello, que estará em Portugal entre os dias 8 a 14 de julho. Serão discutidas ações de cooperação internacional nas áreas de turismo, tecnologia e comércio.
Vale lembrar que no início deste mês, negociação entre o governo de Santa Catarina e TAP Air Portugal, celebrou acordo para a realização de voos semanais entre Lisboa e Florianópolis, a partir do mês de setembro.
“Depois do anúncio de voos diretos entre Santa Catarina e Portugal, vamos até lá para buscar novas parcerias. Queremos promover nosso estado como destino turístico para os portugueses e demais europeus que vêm para o Brasil. Mostrar como Santa Catarina é também um lugar a ser visitado, além de ser um grande parceiro em outros setores”, destacou o governador Jorginho Mello.
A comitiva catarinense será integrada pelos secretários Beto Martins, de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Evandro Neiva, de Turismo e João Paulo Gomes Vieira, de Comunicação. Entre os principais pontos da agenda estão encontros com líderes governamentais e empresariais portugueses, onde serão discutidas estratégias para promover o intercâmbio de conhecimento e inovação.
A comitiva vai conhecer o Sistema Integrado de Emergência Médica, o SIEM, que existe desde 1981 em Portugal, composto por um grupo de entidades que atua em conjunto para prestar assistência médica às vítimas de acidentes ou doença súbita.
POTENCIAL NO TURISMO
Ainda sobre o setor turístico, o governador e demais secretários irão analisar as melhores práticas do turismo religioso português, para promover aqui em Santa Catarina ações que potencializem essa vocação catarinense.
A comitiva também visitará um dos portos de Portugal, que é um grande hub mundial. No esporte, será tratada a questão das ondas de Nazaré e Jaguaruna, a “Laje da Jagua”. O objetivo é consolidar essa parceria de localidades irmãs para a prática do surfe de grandes ondas.
Além dessas reuniões de trabalho, devem ser realizados também encontros na embaixada para melhorar as relações comerciais entre Santa Catarina e Portugal. As expectativas são de que as iniciativas e parcerias estabelecidas durante essa visita gerem benefícios a longo prazo, impulsionando o crescimento do estado em diversas áreas.