Para reforçar, através de parceria técnica internacional, a implantação de novos projetos de combate e prevenção contra desastres naturais, representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), estão em Santa Catarina. Hoje, em Florianópolis, no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, a comitiva do governo japonês se reuniu com os secretários estaduais Fabiano de Souza, da Proteção e Defesa Civil, Edgar Usuy, de Planejamento e com o BRDE, tratando de ações e prevenção aos desastres.
A agenda de visitas e reuniões da JICA começou ontem, com visitas à região da Foz da Bacia do Rio Itajaí, bem como os municípios de Itajaí e Navegantes, que têm previsão de obras baseadas no estudo da agência japonesa. A agenda incluiu ainda uma visita à Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Itajaí e ao Porto de Itajaí, onde puderam conhecer os locais onde serão feitas as obras incluídas no programa de governo estadual Proteção Levada a Sério.
Para o secretário Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza, “com o retorno da JICA a Santa Catarina, a intenção é que novos estudos e medidas de proteção sejam implementadas. Com isso, o governo busca sempre estar um passo à frente no quesito segurança da população catarinense, melhorando cada vez mais a mitigação, principalmente nas regiões que são mais afetadas, como o Vale do Itajaí”, enfatizou.
A JICA é uma Agência do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), que apoia o crescimento socioeconômico dos países. A Companhia atua em mais de 150 países.
Com estratégias e estudos, a JICA atua em Santa Catarina há mais de 10 anos, enviando peritos japoneses para auxiliar os pesquisadores catarinenses com estudos em diversas áreas.