As licenças para as obras não demoram tanto e a concessionária vai providenciar mas, o que demora mesmo, é a falta de recursos para viabilização das obras, foi o que declarou hoje pela manhã em Palhoça, o ministro dos Transportes Renan Filho, sobre o projeto para construção do túnel no Morro dos Cavalos na BR-101.
Como a concessionária Arteris Litoral Sul, responsável pela cobrança de pedágio e das obras de infraestrutura da BR-101, coloca nas contas do governo Lula, a principal responsabilidade dos recursos para implantação da passagem subterrânea, mas que enfrenta crise histórica de receita financeira, porque gasta mais do que arrecada, decididamente, o projeto do túnel continua sendo para os catarinenses, apenas sonho e o pior: um pesadelo.
Vale lembrar que, entre sábado e segunda feira, o tráfego de veículos ficou paralisado totalmente na passagem pelo Morro dos Cavalos, por causa da queda de uma pedra gigante, que chegou a afundar o asfalto.
Durante a permanência do ministro Renan Filho em Palhoça, quando inaugurou o Ponto de Parada e Descanso para os caminhoneiros, surgiram comentários de que uma das opções para construir o túnel seria a realização de um leilão, concedendo à empresa que oferecer o menor preço, ser autorizada para implantar o projeto. Nesse caso, a Arteris Litoral Sul perderia a concessão da BR-101.