CIRURGIAS ELETIVAS EM SANTA CATARINA: SISTEMA DIGITAL VAI AGILIZAR PROCEDIMENTOS

Para agilizar a atenção aos pacientes registrados nos prontuários hospitalares para a realização de cirurgias eletivas em Santa Catarina, a Secretaria estadual da Saúde, está implantado um sistema digital, onde vai acompanhar e direcionar os usuários do SUS para os procedimentos.
Com a criação da Agenda Cirúrgica, os coordenadores e profissionais das oito centrais de Regulação das macrorregiões de saúde receberam orientações teóricas, de introdução e manuseio do programa.

“O novo sistema de agenda cirúrgica é onde a central de regulação vai fazer o planejamento cirúrgico da unidade hospitalar, referente às cirurgias eletivas. Através desse sistema, vamos conseguir acompanhar o trajeto do paciente dentro da unidade, quando ele é chamado para fazer o seu pré-operatório, a data da sua cirurgia e todo o seu acompanhamento durante esse período em que ele está aguardando a realização da cirurgia eletiva.
Vamos poder gerar vários relatórios, principalmente daqueles pacientes que não conseguimos fazer o contato telefônico, buscando informações juntamente com a secretaria de saúde do município de residência do paciente. Então, é uma ferramenta muito sonhada”, explica a superintendente de Serviços Especializados e Regulação da SES, Claudia Gonsalves.

TECNOLOGIA COM AGILIDADE

Aliado ao Sistema de Regulação (Sisreg), o programa Agenda Cirúrgica trará muitos benefícios. O principal é que o sistema informatizado irá substituir o modelo manual utilizado atualmente, possibilitando maior agilidade no gerenciamento. Desta maneira, haverá maior segurança nos dados dos pacientes, será possível gerenciar e ter informações entre as macrorregionais, unidades hospitalares e municípios, emitir relatórios e planilhas, resguardar informações gerenciais, identificar as atividades realizadas pelos pacientes, entre outras funções.

“Este é um momento muito importante para ouvirmos os servidores e entender as principais dificuldades e desafios. Precisamos utilizar as novas tecnologias e integrar as informações para que possamos garantir o atendimento aos pacientes com ainda mais qualidade e no menor tempo possível”, ressalta a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

De acordo com o cronograma de implantação, neste mês de abril é o período de adaptação e ajustes com uso simultâneo da Agenda Cirúrgica e o modelo manual de planilhas. A previsão é que a partir de junho seja utilizado de forma exclusiva o novo sistema, que foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia de Informação (Ditig) em parceria com a Superintendência de Serviços Especializados e Regulação (SUR) da SES.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome