GOVERNO DOS EMIRADOS ÁRABES DEMONSTRA INTERESSE EM INVESTIR NO SETOR DE INFRAESTRUTURA DE SANTA CATARINA

Como primeiro compromisso oficial hoje em Dubai, a comitiva catarinense, liderada pelo governador Jorginho Mello, em reunião com o ministro do Comércio dos Emirados Árabes, Thani Zeyoud apresentou estudos técnicos de parceria sobre investimentos e ampliação do setor de infraestrutura em Santa Catarina. Como resposta, o ministro demonstrou interesse no plano de parceria nessa área e anunciou que representantes do governo dos Emirados  deverão vir ao estado de Santa Catarina no mês de novembro.

“A reunião foi muito produtiva e estou confiante. O ministro se demonstrou bastante interessado, fazendo várias perguntas. Apontei a ele a necessidade da parceria com os Emirados para investimentos na área de infraestrutura. Falei da necessidade de investirmos nos projetos de ferrovias para o transporte de cargas do Oeste aos portos”, explicou o governador.

O deputado Mauro de Nadal, presidente da Assembleia Legislativa que acompanha a comitiva, ressaltou que o encontro com o ministro “foi positiva e apresentamos nosso Estado reforçando interesse em futuras parcerias, especialmente na área de infraestrutura, ou seja, abrimos as letras de Santa Catarina para novos investimentos, o que será bom para toda a população”.

Participaram ainda da reunião, os secretários de Articulação Internacional, Juliano Froehner, da Fazenda, Cleverson Siewert, o deputado Antidio Lunelli, o diretor do GT de Internacionalização da Acate, Lisandro Vieira, e representantes da embaixada brasileira nos Emirados Árabes. Também integram o grupo, o empresário Mario Cezar de Aguiar, presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina e Luciano Saretta, presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais, ACAFE.

PROMOÇÃO DE SANTA CATARINA

O grupo também se reuniu com o diretor da Câmara Árabe-Brasileira, Rafael Solimeo, com o objetivo de potencializar a promoção de Santa Catarina nos Emirados Árabes Unidos. Além disso, futuras oportunidades de investimentos igualmente foram foco do encontro. A Câmara representa 22 países da região.
O diretor elogiou a apresentação da comitiva catarinense, e salientou que os Emirados Árabes são um excelente ponto de partida também para outros países da região por causa da localização e estrutura.

Presente na comitiva, o deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) ressaltou que “Esta é uma excelente oportunidade para se observar e prospectar negócios e investimentos para Santa Catarina, em diferentes setores, e por isso, as expectativas são muito altas.”

DUBAI: EXEMPLO DE PLANEJAMENTO

Dubai é a capital do emirado de Dubai nos Emirados Árabes Unidos (EAU). É uma cidade dinâmica conhecida por seus arranha-céus, portos, praias e setores empresariais e turísticos vibrantes. Dubai tem uma população diversificada devido à sua grande comunidade de expatriados e é caracterizada pela tolerância e diversidade religiosa, com o Islã como religião majoritária, mas também lar de várias outras fés.

A paisagem da cidade inclui ilhas artificiais como a Palm Jumeirah e as ilhas “Mundo”, que contribuíram para sua indústria turística em crescimento. O Dubai Creek, um canal natural, desempenhou um papel significativo na história inicial da cidade, e edifícios mais antigos podem ser encontrados ao longo de suas margens.

A economia do Dubai é baseada no comércio, com dois importantes portos e um movimentado hub internacional de carga aérea. Também abriga zonas de livre comércio que atraem investimentos estrangeiros. O turismo é um foco importante, com resorts e atrações grandiosas. O setor imobiliário tem sido fundamental, permitindo que investidores estrangeiros comprem propriedades com arrendamentos longos.

A história de Dubai remonta a uma pequena vila de pescadores no século XVIII. Rapidamente se desenvolveu em um centro de mergulho em busca de pérolas e comércio devido às políticas favoráveis aos negócios e à localização estratégica. A riqueza do petróleo na segunda metade do século XX financiou importantes projetos de infraestrutura, levando à sua modernização. A cidade diversificou sua economia na década de 1990, focando no turismo, imobiliário e finanças, atraindo expatriados qualificados de todo o mundo e tornando-se uma metrópole cosmopolita e liberal na região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome