Como fator de segurança pela preservação da vida das pessoas que moram nos bairros localizados às marginais das SC-401, em Florianópolis, uma das rodovias com o maior fluxo intenso de veículos dentre as demais estradas catarinenses, o governo do Estado abriu, sábado para passagem de pedestres, a passarela de Ratones. Ontem, o secretário Estadual de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper acompanhou os últimos ajustes no sistema de proteção lateral da passarela e acompanhou a circulação das primeiras pessoas que, a partir de agora, não vão mais precisar atravessar a rodovia em meio ao movimento dos carros.
Durante a vistoria final da obra, o secretário Comper lembrou uma frase do governador Jorginho Mello de que “gostamos de cuidar das pessoas, dos cidadãos e é gratificante saber que estamos preservando vidas”. O secretário lembrou, ainda, o histórico da SC 401, uma das rodovias mais movimentadas que nós temos no estado, com o fluxo muito grande de pedestres. Por isso nós tivemos um cuidado muito grande para que a gente pudesse ter celebridade, para que pudéssemos entregar para as pessoas poderem passar e ter mais segurança.
Logo após a liberação, a população já começou a usufruir da melhoria, que era aguardada desde 2021 mas que só começou a sair do papel no ano passado. Os primeiros a atravessar a SC-401 pela passarela foram o caseiro Jairo Escalante e os dois filhos dele. “Representa muita segurança. Passar por aqui é muito melhor do que passar por baixo”, disse o morador. E para a filha dele, a estudante AIlin, de 14 anos, a novidade significa também o ganho de tempo, porque ao voltar da escola ela precisava pegar um segundo ônibus para não ter que se arriscar a vida na travessia de um lado para o outro. “Eu nem tava passando mais porque é muito perigoso, aqui teve uma mulher que foi atropelada passando aí eu parei de passar”, explica a jovem, lembrando que o caso de acidentes com vítimas fatais era um problema já recorrente na região.
PERFIL DA OBRA
A passarela tem 230 metros de extensão, um vão livre de 25 metros e recebeu um investimento do Estado de R$2,3 milhões. Apesar de ser uma obra relativamente simples, o fato de estar localizada na rodovia mais movimentada do estado teve que ser levado em consideração. “Foi feito um planejamento, uma logística para que a montagem dela fosse feita sem gerar muitos transtornos para a rodovia e para as pessoas que utilizam esse espaço. É uma obra feita toda em concreto pré-moldado e a operação mais complexa que nós tivemos foi o içamento das duas vigas centrais, cada uma pesando em torno de 30 toneladas”, revelou o coordenador da secretaria Sidnei Machado.