Depois de quatro dias de chuvas volumosas deixando áreas urbanas e rurais de cidades sob enchentes, prejuízos incalculáveis, mortes e desaparecimento de pessoas, 72 municípios de Santa Catarina, 64 em estado de emergência e oito em calamidade pública, ainda continuam em alerta porque novas tempestades poderão ocorrer.
Na tarde de hoje, o governador Jorginho Mello na sede da Defesa Civil em Florianópolis, recebeu relatórios sobre a situação das chuvas e lamentou que “mal nos recuperamos da chuva de outubro e infelizmente já fomos atingidos por mais fortes chuvas. Estamos em trabalho com todos os órgãos que possam auxiliar a população, reforçando o efetivo nas regiões que foram decretadas Situação de Emergência, para assim auxiliar ao máximo todos os atingidos. A nossa Defesa Civil estará sempre acompanhando a situação de todos os município”, disse.
A região Oeste continua sendo a mais impactada. Até o momento, como consequência das fortes chuvas, ocorreram três óbitos, sendo duas mulheres, no município de Taió, no dia 16 de novembro, e um homem em Palmitos, na noite de sexta-feira, 17. Uma pessoa está desaparecida em Praia Grande. Ainda há informações de ocorrências que ainda não foram reportadas para a SDC pois as equipes técnicas estão em atendimento nos municípios.
Em decorrência das fortes chuvas, 64 municípios estão em situação de emergência, sendo oito em estado de calamidade pública: Rio do Sul, Rio do Oeste, Vidal Ramos, Pouso Redondo, Trombudo Central, Agrolândia, Botuverá e São João Batista.
Boletim Meteorológico
Os municípios com maiores volumes acumulados de chuva nas últimas 72h são Agrolândia (339.5 mm), Aurora (333.1 mm), Trombudo Central (320.7 mm) e Ituporanga (316.0 mm). Nessas cidades, nas últimas 72h, choveu mais do que o dobro esperado pela climatologia em novembro. Ainda, acompanhada de rajadas de vento, o avanço de uma frente fria provoca ventos fortes pelo estado, com rajadas entre 50 km e 80 km de direção noroeste, virando para sul conforme o sistema avança.
É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, e precisam ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.
FESPORTE
Diante das chuvas persistentes que tem atingido o estado nos últimos dias, por determinação do governador Jorginho Mello, a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), na intenção de assegurar a integridade física de atletas e dirigentes, suspende todas as competições programadas até que a situação climática se normalize. Um novo calendário será anunciado posteriormente.