Com operação permanente de serviços emergenciais de infraestrutura nas áreas afetadas pelas chuvas e alagamentos, a Secretaria de Limpeza e Manutenção Urbana da prefeitura de Florianópolis, envolve uma equipe de 142 pessoas, com equipamentos como máquinas pesadas, caminhões hidrojato e caçambas. Nos últimos dias, a força tarefa atendeu 152 ocorrências 99 pontos da cidade. Os serviços essenciais seguem em pleno funcionamento.
A previsão aponta para dias sem chuva no fim de semana. Mesmo assim, a Defesa Civil da Capital seguirá monitorando as condições climatológicas para os próximos dias.
Ao longo do dia de hoje , foram identificados alguns pontos de alagamento na cidade, principalmente nos bairros do Rio Vermelho, Ingleses e Campeche. Para solucionar o mais brevemente possível, caminhões hidrojato foram encaminhados aos locais. A administração municipal percebeu uma melhora significativa no número de ruas alagadas, resultado dos trabalhos de drenagem realizados desde 2022 pela Prefeitura de Florianópolis.
Nas chuvas de novembro e dezembro de 2022, lembra João da Luz, foram atendidas 30 ruas alagadas. Dessas, somente cinco voltaram a ser atendidas desta vez. “Estamos convencidos que o impacto da chuva foi menor graças ao trabalho de manutenção e prevenção que vem sendo feito na cidade, tanto na rede de drenagem quanto em canais e valas de escoamento”, afirma o secretário.