Como alternativa de ultrapassar barreiras de rodovias bloqueadas por deslizamentos de terra ou alagamentos em Santa Catarina, a secretaria Estadual da Saúde e a Defesa Civil vêm, utilizando o transporte aéreo para transportar pacientes que precisam de procedimentos médicos de urgência. Com as chuvas que continuam registrando problemas com mobilidade, por exemplo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em colaboração com a equipe aérea da Polícia Militar de Santa Catarina Águia 02, transportaram oito pacientes que necessitavam de hemodiálise.
Os profissionais e pacientes partiram de Pouso Redondo com destino a Rio do Sul. As transferências foram realizadas com dois pacientes por vez no helicóptero.
“Nossas equipes estão em prontidão e comprometidas em fornecer todo o apoio necessário às pessoas que precisam de ajuda. Estamos aqui para servir e proteger a nossa comunidade”, ressalta Dionísio César Medeiros, diretor do Atendimento Pré-hospitalar Móvel.
As atenções para as cidades foram redobradas e os atendimentos estão sendo feitos principalmente para ocorrências de pessoas ilhadas.