Para simplificar, desburocratizar e melhorar a abertura de negócios em São José, a secretaria Municipal da Receita vem adotando melhorias nos serviços e despachos internos em processos protocolados por empreendedores.Uma das ações mais recentes, iniciada em 13 de junho, foi a implantação de um módulo automatizado no sistema de informação, para agilizar a análise de inscrições, evitando o tempo de espera. A prefeitura está aprimorando também, a correção de erros pontuais na implementação de serviços; melhorando o tempo de solicitações, pois manualmente elas levavam em média de 2 a 3 horas e com a nova adaptação, a expectativa é que a resposta de deferimento ou indeferimento seja instantânea.
Essas ações, embora em fase de adaptação, registram dados que apresentam números significativos, como no aumento de deferimentos, tanto na análise de viabilidade, quanto na abertura automática, mostrando que há uma melhoria gradual, explica o secretário da Receita, Constâncio Krummel Maciel Neto.
No dia 7 de julho, por exemplo, passaram 471 inscrições pela análise de viabilidade; já no dia 14 de julho, as inscrições analisadas subiram para 727. Em relação a abertura automática, no dia 7 de julho, o total de inscrições alcançou 2.490; já em 14 de julho, a abertura automática das inscrições subiram para 3.960.
Além disso, a equipe busca automatizar atividades de médio e alto risco, de modo que não precisam ser analisadas manualmente, o que demanda um tempo maior para receber a resposta, em média de 24h a 48h.
O secretário reafirma o compromisso de um ambiente de negócios favorável eficiente em São José. “Com a implementação dessas melhorias e a utilização de novo módulo automatizado, espera-se agilizar os processos, reduzir burocracias e oferecer um atendimento mais ágil e preciso aos empresários dos municípios”.