Com mais de 500 mil refeições servidas, o Restaurante Popular, mantido pela prefeitura de Florianópolis, completa neste final de semana, um ano de funcionamento. Durante este período de abertura, cerca de 94% dos pratos servidos foram gratuitos e destinados a pessoas sem renda.
O serviço foi criado com o intuito de ser uma ferramenta para a segurança alimentar e nutricional da população, visando principalmente auxiliar as parcelas mais vulneráveis com refeições gratuitas ou de baixo custo. Além do subsídio, fornecido conforme cadastro no CadÚnico, são oferecidos descontos para pessoas com renda per capita inferior a meio salário mínimo, bem como a opção de pagamento integral para o acesso geral.
Paralelamente, o programa, ainda pelo lado social, também visa o desenvolvimento de atividades comunitárias, e já ofereceu mais de 80 oficinas de capacitação, ensinando receitas e abordando temas como saúde e cidadania. Para promover a alimentação saudável e ao mesmo tempo ser um espaço de convivência, foi construída uma horta com hortaliças e temperos que é mantida pela equipe técnica em conjunto com os frequentadores do serviço.
Leandro Lima, secretário municipal de Assistência Social, destaca que essa iniciativa vem sendo crucial para promover a segurança alimentar no município. “O Restaurante Popular é um sucesso no combate à fome e no auxílio às pessoas em vulnerabilidade de Florianópolis, fornecendo refeições variadas, nutritivas e balanceadas por um valor acessível”.
O administrador geral do serviço, Marcos Ramos, conta que este é um projeto muito significativo para a cidade, “Nosso trabalho ajudou a tirar muitas famílias da insegurança alimentar, por não terem condições de levar à mesa um alimento saudável e digno”.
O Restaurante Popular fica localizado na Avenida Mauro Ramos, n° 722, no Centro de Florianópolis, e funciona diariamente, das 7h às 20h.