Como resultado de um esforço conjunto entre a escola, família e as forças de segurança pública, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a à Violência, o PROERD, entregou os diplomas de formação para 1.100 estudantes do 5o. ano das unidades de ensino municipais, estaduais e privadas de São José. A cerimônia foi realizada ontem no Teatro do Centro Multiuso.
Desenvolvido pela Polícia Militar, o Proerd objetiva prevenir a violência e o uso de drogas entre crianças e adolescentes, em um esforço conjunto com a escola e a família. Os policiais militares visitam as unidades para repassar as orientações aos estudantes.
Representando o prefeito Orvino Coelho de Ávila, a secretária de Educação, Maria Helena Krüger, compôs a mesa de honra ao lado de autoridades municipais, das forças de segurança e apoiadores do programa. “Esses ensinamentos reforçados pelo Proerd são importantes para viver de maneira saudável, longe das drogas, das más companhias, evitando situações de violência e acionando os pais e responsáveis quando necessário”, frisou a secretária.
O comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em São José, tenente-coronel Carlsbad von Knoblauch, ressaltou o comprometimento dos envolvidos em promover a segurança e o bem-estar da comunidade. Em relação à Secretaria Municipal de Educação, o tenente-coronel agradeceu a parceria fortalecida para atividades de segurança no ambiente educativo. “É emocionante ver essa energia, demostra um Proerd forte, atuante. Neste semestre, tivemos oportunidade de nos aproximar ainda mais das unidades educativas com palestras sobre segurança, rondas e policiamento presente”, detalhou.
Durante a cerimônia, o secretário de Estado da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, destacou a importância do programa para formação cidadã dos estudantes. “Hoje todas as crianças e pais recebem uma grande premiação. Proerd é futuro. São as crianças alinhadas com um futuro saudável, vão ajudar São José, Santa Catarina e o Brasil a construírem um mundo melhor”.
A formatura foi marcada por momentos de reconhecimento e confraternização. Os organizadores premiaram com medalha, certificado e um mascote do programa um aluno de cada uma das 41 turmas participantes que elaboraram a melhor redação sobre o tema. A estudante Cristal Valentina Luiz da Silva Gois, de 10 anos, do CEM Araucária, foi uma das premiadas. “Eu gostei muito de participar do Proerd. Os vídeos e as atividades foram muito legais para a gente aprender. Também fiquei feliz com os prêmios”, opinou.