Dentro de duas semanas, 412 novos agentes prisionais, estarão atuando na segurança dos presídios catarinenses, conforme decisão firmada hoje pelo governador Jorginho Mello, ao nomear os comissários aprovados em concurso público de 2019. Atualmente, o sistema prisional estadual tem cerca de 27 mil apenados, considerando todos os regimes.Os policiais estarão vinculados à secretaria estadual de Administração Prisional e Sócioeducativa. Antes da posse, os servidores passaram por todas as etapas de classificação e treinamentos.
“Estamos garantindo mais segurança nas nossas unidades com o reforço desses profissionais. Além disso, o governo vai trabalhar para garantir o trabalho laboral em todas as unidades prisionais. E isso começa com a garantir de mão de obra desses agentes que fazem a segurança do sistema prisional”, destacou o governador Jorginho Mello.
“É um marco histórico a entrada desses novos policiais no nosso quadro de efetivos. São bem vindos porque estamos demandando desses profissionais nas nossas novas unidades, ou reforçando a segurança nas estruturas já existentes”, informou o Secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, Edenilson Schelbauer.
A Cerimônia de posse contou com a presença de secretários, autoridades políticas e familiares dos policiais penais. O governador informou ainda que trabalha para a construção de novas unidades prisionais em Santa Catarina. Por questões de segurança, não será divulgado o local onde os novos policiais penais vão trabalhar.