SÃO JOSÉ VAI ADOTAR SÍMBOLOS ESPECIAIS EM VIAS PÚBLICAS PARA ORIENTAR AUTISTAS

Facilitar a vida da pessoa com transtorno do espectro autista (TEA), no trânsito, e proporcionar mais segurança, é o objetivo da Prefeitura de São José por meio de uma solicitação encaminhada pela Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito à Câmara Temática de Esforço Legal. O projeto é que a partir de estudos técnicos seja possível viabilizar a implantação de pictogramas (desenhos de símbolos) nas faixas de travessia de pedestres, no município.

Já utilizadas em Valência, na Espanha, essas sinalizações horizontais têm a finalidade de fornecer informações que orientem autistas, para adotarem comportamentos que aumentem a segurança. Algumas pessoas autistas ficam agitadas por quererem atravessar com o sinal vermelho e a medida auxilia nessas situações. Os pictogramas são feitos na cor azul, que representa o autismo, e indicam os movimentos: “Pare, olhe, semáforo, atravesse”.

Caso seja aprovado, o projeto será encaminhado ao Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, para regulamentação. Segundo a ONU, estima-se em mais de 70 milhões de pessoas autistas no mundo. Somente no Brasil este número alcança dois milhões de pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome