Para tratar e agilizar respostas do governo federal sobre pedidos de recursos financeiros para reconstrução do patrimônio de 21 cidades catarinenses afetadas por recentes chuvas e tempestades, os secretários de Defesa Civil, Armando Schroeder e da Articulação Nacional, Vãnia Franco mantiveram hoje audiência em Brasília com o ministro da Integração Nacional Waldez Góes.
Além das 21 cidades atingidas pelas chuvas das últimas duas semanas outros 80 municípios, em novembro do ano passado, sob outras tempestades, tiveram que decretar estado de emergência. desde novembro do ano passado, 80 cidades estão em estado de emergência. Em decorrência das chuvas, pontes, ruas e avenidas foram parcialmente destruídas. Durante a reunião também foi discutida a implantação e providências sobre prevenção de desastres e a segurança hídrica estadual.
O secretário de Estado da Defesa Civil demonstrou preocupação quanto às condições das barragens catarinenses.O responsável pela Secretaria de Segurança Hídrica do Ministério, Leonardo Góes, se comprometeu a enviar técnicos, a partir de um pedido formal de Santa Catarina, para avaliar a situação e, se necessário, pleitear recursos federais para ações de prevenção e segurança. Além disso, representantes da Defesa Civil de SC foram convidados a participar no fim de março de um treinamento para planos de contingência.
Também hoje em Brasília, os secretários do governo catarinense acompanharam a reunião do prefeito de São João Batista, Pedro Ramos que pediu recursos de emergência à secretaria Nacional de Defesa Civil para a reconstrução e reformas de seis pontes que dão acesso à cidade.