Para fortalecer e ampliar as ações do Movimento Empresa Júnior, segmento integrado por estudantes universitários ,buscando a qualificação de futuros empreendedores, a Câmara Municipal de Florianópolis vai criar um grupo de trabalho que irá construir algumas ferramentas voltadas para potencializar esse trabalho no mundo de negócios aqui em Florianópolis. Esse programa foi anunciado, ontem, pelo presidente do Legislativo da Capital, vereador João Cobalchini ao receber a visita de um grupo jovens representantes da Federação das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina – FEJESC. O Movimento Empresa Júnior é formado por estudantes de graduação, sem fins lucrativos, sob orientação pedagógica de professores, onde realizam projetos e prestam serviços para empresas, instrumentos fundamentais para formação e qualificação profissional.
“O trabalho que eles realizam é excelente, de qualidade e benéfico para diversos segmentos do mercado, não só na área administrativa. Além de oportunizar ao estudante universitário práticas empreendedoras,onde os serviços são mais acessíveis a pequenas empresas, possibilitando um mercado mais competitivo e tecnológico. Nós precisamos incentivar esses jovens e olhar o futuro e esse encontro possibilitou a criação de um grupo de trabalho que irá construir algumas ações para potencializar esse trabalho aqui em Florianópolis,” destacou o presidente do Legislativo da Capital, João Cobalchini.
Buscando um Brasil mais empreendedor as Empresas Juniores se posicionam como um dos principais projetos de conexão entre Universidade e Mercado. O presidente da FEJESC, Thomás Toledo Bortolato apontou que atualmente o serviço de consultoria prestados pelos jovens chega a movimentar R$ 79 milhões representatividade nacional em faturamento de 1.200 Empresas Juniores, já a representatividade em Santa Catarina o valor movimentado fica em torno de R$ 7.3 milhões de faturamento em 84 Empresas Juniores.
APROXIMAÇÃO E NEGÓCIOS
“Hoje a gente veio aqui para a Câmara Municipal de Florianópolis junto com alguns representantes para fazer essa aproximação com o Legislativo e apresentar esses resultados alcançados em 2022. Hoje é um expoente no mundo inteiro do movimento Empresa Júnior. Nossa pauta principal diz respeito à isenção de ISS, uma retirada de taxação que ao nosso ver poderia ser reinvestida de outras formas. A gente pode estar conseguindo explorar mais isso, proporcionando melhores experiências e capacitação, afirmou Thomás.
Todo o lucro é transformado em capacitações para os membros e melhorias para a própria empresa. “Nós não somos remunerados e trabalho voluntário e todo dinheiro ganho é reinvestido através de capacitação, viagens, parceiros, visibilidade de contratação mercado e automaticamente consegue profissionalizar o membro e entregar ao estado principalmente o município um profissional mais qualificado e que vão alavancar a economia do município. O objetivo hoje foi proporcionar uma ponte mais direta com o presidente e mostrar o que a gente faz e mostrar o impacto social e econômico que as empresas juniores têm para o município de Florianópolis. Trouxemos empresas de diversos cursos que vão desde enfermagem, engenharia, administração, design e moda. São diversos setores que a gente trabalha e com diversos nichos de mercado e o importante da empresa júnior é que ela tem um preço mais acessível, enfatizou Marcela Batist, presidente executiva núcleo de Empresas Juniores da Grande Florianópolis