De acordo com informações publicadas pelo Ministério da Saúde, o ano de 2022, já pode ser considerado um dos piores da história do país no que se refere à dengue. De acordo com os dados, até o dia 10 de dezembro, haviam sido registrados mais de 1,4 milhão de casos prováveis da doença tendo sido confirmadas 980 mortes. O número é extremamente preocupante, já que panorama semelhante ocorreu apenas no ano de 2015, quando aconteceram 986 mortes.
Por isso, a Prefeitura de Palhoça por meio da Secretaria de Saúde alerta para a importância dos cuidados e ações de prevenção à dengue. Os agentes de endemia, além das fiscalizações de rotina em busca de focos do mosquito Aedes aegypti, realizam também importantes ações de conscientização, informando à população as melhores práticas de prevenção.
AÇÕES PREVENTIVAS
Vale lembrar que a prevenção é a forma mais eficaz de combate ao mosquito, que é considerado o principal vetor de transmissão da doença. Confira, abaixo, dez ações simples, mas que são essenciais para evitar a reprodução do mosquito.
1) Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
2) Colocar areia nos pratos de plantas.
3) Não deixar lixo acumulado nos quintais e terrenos.
4) Limpar de forma periódica as calhas.
5) Cobrir a piscina sempre que não estiver em uso.
6) Tapar ralos e deixar as tampas dos vasos sanitários sempre baixadas.
7) Verificar se as lixeiras estão bem tampadas.
8) Limpar periodicamente a bandeja externa da geladeira.
9) Verificar se a cisterna está bem coberta.
10) Cobrir bem todo e qualquer reservatórios de água.