Com 361 postos de guarda-vidas em 141 balneários/estâncias, envolvendo 2.226 guarda-vidas (235 militares e 1991 civis voluntários) e abrangência em 31 cidades, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina inicia amanhã, oficialmente, a Operação Veraneio, que vai se estender até 09 de abril. Entretanto, desde o dia 15 de outubro, alguns postos já estavam funcionando dentro da pré-temporada.
Como suporte, estarão sendo empregadas 181 viaturas, sendo 63 veículos, 35 embarcações, 31 quadriciclos, 37 motoaquáticas, 3 motocicletas, 9 bicicletas elétricas, 2 helicópteros, 1 avião.
A definição dos locais em que ocorre o monitoramento diário da Operação Veraneio é definida previamente, a partir de critérios populacionais, grau de periculosidade, recursos financeiros, logística, além da análise da situação a cada temporada. Para registro e controle das informações, a corporação utiliza o sistema de Business Intelligence (BI), que auxilia na tomada de decisões e traduz, de imediato, o panorama da Operação Veraneio.
O investimento total da Operação Veraneio ultrapassa R$ 31 milhões.