Com base em estudo realizado no mês de agosto pela DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, constatando que o aumento do número dos casos confirmados de dengue no Estado já alcançou 329% em relação ao ano passado, a secretaria Municipal da Saúde de Palhoça, vem intensificando ações de combate e prevenção à doença em todo o município. No sábado, por exemplo, durante a “Festa da Ostra” no balneário de Ponta do Papagaio, agentes de saúde promoveram o “Dia D” de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti e que se estendeu às demais regiões da cidade. E com a chegada do verão o quadro pode se agravar ainda mais, já que essa é a estação com maior incidência de casos.
Em diversas regiões do município, especialmente nos bairros considerados com maior índice de infestação, os agentes de endemias foram a campo para distribuir panfletos informativos e conversar com a população, tirando dúvidas e esclarecendo situações importantes para evitar a propagação do mosquito.
Os agentes de endemias que marcaram presença na Festa da Ostra, conversaram com os participantes do evento, com informações sobre as práticas de prevenção à doença.
COVID19: OUTRA FRENTE DE COMBATE
Ainda dentro do campo das doenças, a Prefeitura de Palhoça por meio da Secretaria de Saúde, inicia amanhã a nova campanha de vacinação contra a Covid-19 tendo como público-alvo as crianças a partir de 6 meses de idade.
Nesta fase da campanha serão vacinadas as crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades; e crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias sem comorbidades. A imunização acontece nas Unidades Básicas de Saúde Central, Ponta do Imaruim e Bela Vista das 7h30 às 19h30 e na Unidade Básica de Saúde da Pinheira das 8h às 16h30. A vacinação será realizada enquanto durarem os estoques.
Para a imunização é necessário o acompanhamento dos pais ou responsáveis legal pela criança e para fins de comprovação será solicitado atestado médico, laudo ou declaração média/multiprofissional que indique a comorbidade.