Com o restabelecimento técnico dos serviços de atendimento do Pró-Cidadão da Prefeitura de Florianópolis, todos os contribuintes com tributos a pagar a contar de 17 de setembro a 31 de outubro, poderão requerer as guias de pagamento IPTU, Taxa de Lixo, ITBI e CND sem juros e multas. Para emitir os boletos, o cidadão tem três alternativas: recorrer ao plantão telefônico, enviar um e-mail ou ir até uma unidade do Pró-Cidadão (confira o serviço completo abaixo).
O novo Sistema Tributário Municipal entrou em operação e, aos poucos, os serviços tributários estão sendo restabelecidos pela Secretaria Municipal da Fazenda.
O serviço de emissão da guia para o recolhimento do ITBI – Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis. O boleto pode ser solicitado online.
A Prefeitura também prorrogou para 10 de novembro a validade da CND com vencimento entre os dias 17 de setembro e 31 de outubro. Para solicitar o comprovante ou mesmo uma nova CND (se for o caso), basta enviar e-mail para gac@pmf.sc.gov.br.
O secretário da Fazenda de Florianópolis, Leandro Domingues explica que uma força-tarefa foi montada para atender o contribuinte nesta fase de transição. Os servidores atenderão a população nos canais no WhatsApp, por e-mail e também nas unidades do Pró-Cidadão, que voltou a funcionar normalmente – o atendimento não foi interrompido durante a mudança no STM. “Estamos trabalhando agora na segunda fase do projeto, que é a implantação do Portal Cidadão Web, onde o contribuinte encontrará todos os serviços online”, antecipa o secretário. O novo portal deve entrar no ar em 4 de novembro.
SISTEMA TRIBUTÁRIO MAIS ÁGIL
O novo Sistema Tributário Municipal é mais ágil e seguro e o software contratado pela Secretaria Municipal da Fazenda garantirá economia de 50% nos gastos mensais e abrirá caminho para a mudança de uma série de procedimentos fiscais que envolvem o pagamento do ITBI e do IPTU, que já no próximo ano terá carnês com QRCode. Outra novidade será o pagamento de tributos e boletos via PIX.
Uma das principais mudanças proporcionadas pela troca do software é a automação dos processos – até então, com o antigo modelo, havia necessidade de grande interferência humana na análise e aprovação dos dados. “Com o novo sistema, teremos a compensação automática de débitos e créditos, o que reduz sensivelmente as margens de eventuais erros e cobranças indevidas”, explica o secretário.
OS SERVIÇOS
IPTU E TAXA DE LIXO
Entre os dias 10 e 31 de outubro, a emissão da segunda via dos boletos de IPTU e Taxa de Lixo estará disponível nos seguintes canais:
E-mail: gdrprocentro@pmf.sc.gov.br ou iptufloripa@pmf.sc.gov.br
Plantão telefônico e WhatsApp do IPTU: 0800 000 0844 (opção 1)
Unidades do Pró cidadão
EMISSÃO DA CND
Entre os dias 10 e 31 de outubro, a emissão da CND deve ser solicitada pelo email: gac@pmf.sc.gov.br
EMISSÃO DA GUIA DE ITBI
O novo sistema já está no ar. Basta acessar a página e seguir o passo a passo.
Site: https://www.pmf.sc.gov.br/servicos/index.php?pagina=servpagina&id=5227
IMPORTANTE: não haverá cobrança de juros e multa durante este período!