MEIO AMBIENTE AGRADECE: PALHOÇA INSTALA SENSORES PARA EVITAR ACÚMULO DE RESÍDUOS NAS LIXEIRAS

Palhoça: O sensor vai evitar acúmulo de lixo nos contentores

Com sistema de tecnologia, a prefeitura de Palhoça vai monitorar a quantidade de lixo depositado nos contentores do programa “LimPalhoça”,começaram a ser instalados sensores nesses equipamentos.Em linhas gerais, os sensores instalados nas lixeiras serão capazes de identificar a quantidade de utilização do contentor, ou seja, a quantidade de lixo depositado no recipiente. Isso colabora para uma gestão inteligente do sistema: antes de ir até o local, os profissionais conseguem visualizar, via central de monitoramento, a quantidade da lixeira que está sendo ocupada. Isso vai evitar que os contentores fiquem sobrecarregados de lixo e ainda vai proporcionar a redução das despesas com as equipes e com deslocamento de viagens desnecessárias apontou a  secretária de Administração, Cristina Schwinden

A secretária observa ainda que “nesta fase inicial, foram implantados 10 sensores, como forma de teste do sistema, na Pedra Branca. “Estamos fazendo uma imersão no universo da internet das coisas, trazendo os benefícios que a tecnologia nos proporciona, como promover a conectividade entre ‘coisas’, para dentro da gestão pública, transportando Palhoça para a vanguarda do conceito de cidades inteligentes”.

PLANEJAMENTO “CIDADE INTELIGENTE”

Uma gestão moderna usa a tecnologia a seu favor para proporcionar maior qualidade de vida aos seus cidadãos, e é isso que estamos implantando em Palhoça, uma cidade que está cada vez mais inteligente”, avalia o prefeito Eduardo Freccia.

Após esta fase de implantação do projeto-piloto, a ideia é expandir o projeto para todo o município e desenvolver um sistema interligado com o núcleo de telegestão implantado pela Prefeitura de Palhoça no Centro de Controle Operacional (CCO), que monitora o parque de iluminação pública do município, uma das grandes conquistas alcançadas com a parceria público-privada (PPP) assinada em 2020.

“Quando nós formatamos a PPP da Iluminação Pública, nós pensamos em variáveis que fariam a diferença dentro de um contexto de interconectividade, que nós acreditamos que será o futuro da gestão das cidades. Nosso lema é trabalhar para construir o futuro, e o futuro já está chegando para Palhoça”, celebra o prefeito Eduardo Freccia.

Palhoça é o único município do país a ter todo o seu parque de iluminação púbica monitorado remota e eletronicamente e o  Centro de Controle Operacional (CCO) foi desenvolvido especificamente para o projeto de Palhoça, com a missão de gerenciar todas as demandas do sistema de iluminação pública.

Com a telegestão, os profissionais que trabalham no CCO podem, por exemplo: mapear todo o parque de iluminação em um painel, onde cada ponto na tela representa uma luminária cadastrada; podem programar, remotamente, um horário para ligar e desligar uma luminária; quando um munícipe liga para avisar que tem um ponto apagado ou para fazer solicitação de manutenção, os controladores conseguem identificar, no mapa, onde está o ponto indicado; conseguem direcionar a equipe para o bairro que tem maior número de lâmpadas queimadas; entre outras tarefas pertinentes à operação do sistema.

A tecnologia de telegestão também vai permitir ao município desenvolver diversos serviços públicos integrados, desde o compartilhamento de rede de dados de iluminação com câmeras de monitoramento até avisar quando um contentor de lixo estiver chegando ao limite de sua capacidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome