Com a estratégia pedagógica de reforçar o aprendizado de leitura, a secretaria Municipal de Educação de São José adotou, desde o início deste ano letivo, a Coleção Novo Lendo Você Fica Sabendo para os 1° e 2° anos do Ensino Fundamental e o Projeto Tema -Tempo de Mais Aprender – Letramento e Alfabetização Linguística do 3° ao 5° ano, ambos da Editora Aprender. O programa, segue exemplo da prefeitura de Sobral (CE), município referência no país pelo salto na qualidade da educação pública.
Uma reunião, ontem, na Escola Básica Municipal (EBM) Professor Altino Corsino da Silva Flores, na comunidade Procasa, em Barreiros, proporcionou o compartilhamento da experiência da implantação na rede municipal de ensino de São José com os municípios de Biguaçu, Indaial, Florianópolis e Governador Celso Ramos. A equipe da Editora Aprender e a própria autora dos livros, Daniela Macambira, estiveram presentes. “Ler e escrever são habilidades prioritárias para todos os alunos nas diversas disciplinas. Os livros trazem atividades para construção desses saberes essenciais para que todos os alunos se tornem leitores e escritores de textos”, relatou a autora.
Os professores, além de receber um guia de orientações didáticas, também participam de formações mensais, de forma presencial ou virtual, com as formadoras da Editora Aprender: Penélope Rodrigues e Cintia Fontes. “Na nossa prática, estamos percebendo que esse material didático atende muito bem nossos estudantes porque proporciona o interesse e o aprendizado a todos, independente do grau de facilidade ou dificuldade de cada um”, citou a diretora da EBM Professor Altino Corsino da Silva Flores, Sonali Thiesen Lehmkuhl.
TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
A secretária Municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann, destacou a importância da escola no processo de transformação social, como acontece na EBM Altino Flores, e reforçou o compromisso com a qualidade do ensino público municipal. “Nós fomos até Sobral conhecer as estratégias exitosas que posicionaram o município como destaque nacional e estamos implantando muitas práticas pedagógicas aqui em São José. Muito bom manter o diálogo também com os municípios catarinenses para conhecermos e multiplicarmos as experiências de sucesso”, avaliou.
Além das equipes pedagógicas das Secretarias Municipais de Educação e da Editora Aprender, estiveram presentes no encontro gestores dos municípios, como: o vice-prefeito de Biguaçu, Alexandre Martins de Souza; e os secretários Municipais de Educação de Indaial, Márcio Selhorst; e de Governador Celso Ramos, Adilson Costa.
—