O projeto Acadêmicos do Amanhã, promove aulas de instrumentos e outras estruturas carnavalescas para crianças em vulnerabilidade social do bairro Tapera. A ação da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, nasceu no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Tapera com o objetivo de valorizar a história local e cultural, além de proporcionar o conhecimento da identidade étnica afro-brasileira às crianças e adolescentes em vulnerabilidade social da Tapera e Sul da Ilha.
A atividade busca se aproximar da comunidade através da socialização dos saberes, vivências e produção cultural carnavalesca. Por meio da teoria e da prática, o Acadêmicos do Amanhã incentiva o compartilhamento de experiências, técnicas musicais, corporais e danças.
A iniciativa foi dividida em três módulos de ensino: passista, bateria e mestre-sala e porta-bandeira. O primeiro foi realizado remotamente, entre maio e junho. O segundo, já presencialmente, começou neste mês e será finalizado em setembro. O último módulo iniciará em outubro e vai até novembro.
Ao todo, 30 pessoas, entre crianças e adolescentes do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Tapera, estão participando do projeto.
Florianópolis conta com seis Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos próprios da Prefeitura e 18 Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos parceiros executados por Entidades. No espaço que as crianças frequentam no contraturno escolar, há refeições, acompanhamento psicossocial, coral, xadrez, teatro e muito mais. Para acessar os serviços, a população é avaliada e selecionada tecnicamente pelo Cras mais próximo de sua residência, onde são feitos os encaminhamentos. Os espaços são essenciais para a disseminação da cultura e fortalecimento dos vínculos.