CHUVAS DEIXAM 77 CIDADES DO ESTADO SOB ALERTA

Segundo as previsões, as chuvas devem aumentar de volume até sexta-feira...

As chuvas que voltaram a cair neste final de semana em praticamente todo o Estado e devem continuar até sexta-feira, já atingem 77 municípios, com 2.300 imóveis e mais de 8 mil famílias afetadas, com prejuízos incalculáveis. Também, várias rodovias apresentam condições precárias de tráfego e algumas com interdições.Na Rede Escolar, aulas foram suspensas em 13 municípios e, especialmente, nas cidades da região serrana.
Como uma forma de proteger a população do Alto Vale e Vale do Itajaí das possíveis inundações causadas pelas chuvas que continuam atingindo o Estado, a Defesa Civil realizou a abertura do canal extravasor da Barragem Oeste, em Taió. A Barragem Sul de Ituporanga está com todas as comportas abertas e o canal extravasor completamente fechado.O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, explicou que a operação do canal extravasor em Taió foi planejada e calculada, fazendo com que as quatro comportas se mantivessem abertas para direcionar o fluxo de água. “Se não temos as comportas abertas, a água do canal extravasor vai de encontro a outras margens do rio, podendo vir a colapsar inclusive com a ponte que se encontra no local. Ele trabalha de forma coordenada entre canal e a comporta.
Situação na Barragem Sul de Ituporanga
O secretário salientou que, comparando com enchentes ocorridas nos últimos anos, por exemplo, as melhorias feitas garantiram uma redução média de 1,5 metro em alagamentos registrados em cidades como Rio do Sul. “Isso demonstra a preocupação em proteger a população e evitar qualquer dano que possa vir a acontecer”, finalizou.

Daqui a pouco, na sede da Defesa Civil em Florianópolis, o governador Raimundo Colombo vai fazer um balanço dos estragos e anunciar medidas de emergência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome